23 set Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Integrar, incluir e respeitar
Cicclo promove aulas temáticas na semana de conscientização sobre a luta das pessoas com deficiência
Na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e do Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22 de setembro) os alunos do Cicclo aprenderam, na prática, um pouco mais sobre integrar, incluir e respeitar as diferenças. O nosso time de professores desenvolveu diversas atividades para despertar a empatia e conscientizar os alunos sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência.
“Aproveitamos essa data comemorativa para fazer com que nossos alunos vivenciassem a realidade dessas pessoas, que são realmente especiais, para sempre reconhecerem e respeitarem o valor de todos, independentemente das diferenças que cada um pode ter”, explica André Silva, coordenador técnico do judô no Cicclo.
Os alunos do vôlei da unidade Matriz Taquara (RJ), por exemplo, aprenderam sobre as regras e experimentaram, na prática, o vôlei sentado, modalidade paralímpica praticada por pessoas com deficiência física e de locomoção. O Brasil tem uma medalha de bronze conquistada nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 nessa modalidade que é uma das mais tradicionais e integra o programa paralímpico desde 1976.
Já no judô, as aulas foram adaptadas para o judô paralímpico, praticado por pessoas de baixa visão. Na Academia KS, o sensei Alexsandre Nunes ensinou seus alunos a partir de atividades com olhos vendados e ainda contou um pouco da história de Antônio Tenório, maior medalhista paralímpico do judô brasileiro, dono de quatro medalhas de ouro em paralimpíadas.
Neste ano, todos os professores do Cicclo participaram do programa de capacitação oferecido pela Associação Brasileira de Judô Inclusivo, aprendendo a como receber, acolher e ensinar judô aos alunos com necessidades especiais.
No Cicclo, acreditamos que o esporte uma ferramenta potente de ensino de valores, e deve ser um espaço de integração, inclusão e respeito sempre.
No Comments